Nany Nascimento

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

tens ciúmes de mim....


“Quando se diz que “o Espírito Santo nos habita e que sente ciúmes de nós” (...)muita gente pensa “em ciúmes” com as mesmas categorias que um cônjuge sente ciúmes de um outro que ande em leviandades ou em descuidos relacionais. Entretanto, não é assim o ciúme do Espírito. O ciúme do Espírito é contra tudo o que não seja vida segundo Deus; é contra toda nossa traição de nós mesmos e da vida;(...)  é uma tristeza santa pela nossa entrega ao que mata ou adoece o ser;(...) é o desnamoro do eterno com as nossas más escolha no existir!
O Espírito sente ciúmes do modo como não damos valor a nós mesmos, entregando-nos de modo banal ao que não seja carregado de significado, vida e amor. O Espírito não sente ciúme da sua namorado, mas do seu modo de namorar; não sente ciúmes do seu sexo, mas da escolha des-significada com a qual você o pratica; não sente ciúmes da sua felicidade, mas do seu autoengano de felicidade; não sente ciúmes do seu trabalho, mas do modo como você o faz; não sente ciúmes do seu amor, mas da sua possível idolatria afetiva. (...) sente ciúmes das nossas vaidades; das nossas soberbas; das nossas escolhas pelas banalidades; das nossas obediências ao capricho divinizado; das nossas idolatrias materiais; dos nossos cultos ao sucesso; (...) da nossa entrega à religião como um fim em si mesmo; dos altares de falsas importâncias aos quais nós possamos nos dedicar! (...)
O ciúme do Espírito é contra tudo o que eu não possa fazer em Deus, dando graças a Deus, e com amor, respeito e reverência para com o meu próximo e para com a vida! (...)Então, quando é assim, o Espírito geme angustiado em mim; e, frequentemente as angústias que sinto são as angústias Dele em mim; buscando me lembrar de que a vida com Deus é um casamento da consciência com a verdade, a fé e o amor...” - CaioFábio

Nenhum comentário: