Nany Nascimento

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed

segunda-feira, 12 de março de 2012

mkt 2

Reviravolta (junto?) nas aulas de Gestão Mercadológica II. Claudinha passou num concurso e em seu lugar entrou o professor Maurício. Não fossem pelos slides, diria que a aula dele chega quase no mesmo nível da dela. Ele também parece ser muito bacana e, sem os temidos "estudos de caso", acho que vai dar pra passar na matéria mais fácil. Alíviooooooooooooo!
Ah, também a aula agora é ministrada as segundas, no lugar da aula de Finanças que agora deve cair pras terças.

Resuminho da matéria de hoje: A natureza dos serviços.
Serviço (ou siiiirviço, como diria minha querida Cláudia =X) se diferencia do produto por ser intangível, ou seja, não há transferência de posse. É algo que deve ser consumido ao mesmo tempo que é produzido... estilo a própria aula. Ele dá a aula ao mesmo tempo que os alunos assistem, não se pode estocar a aula :) O produto é o que você pega, que você pode testar e tal. (Para os casos de ênfase em MKT, usar-se-á -isso existe?- que produto é tudo aquilo que é vendável, englobando nesse conceito os serviços também).
A qualidade é aquilo né, primordial para a diferenciação dos produtos, o que prova que nem sempre é o preço menor que comanda o mercado... as pessoas prezam muito pela qualidade hoje em dia.

Enfim, só classificando pra terminar, pra frisar já que ele disse que vai cair na prova:
- serviço baseado em equipamento automático: caixa eletrônico;
- serviço baseado em equipamento monitorado por alguém relativamente não especializado: cinema;
- serviço baseado em equipamento por operador especializado: piloto de avião, radiografias;

- serviço baseado em pessoa não especializada: porteiro, jardineiro;
- serviço baseado em pessoa especializada: técnico computadores, encanamento;
- serviço baseado em pessoa de nível superior: advogado, médico.

agora sim! ;D

Nenhum comentário: